A muito tempo existem as conversões caseiras para álcool nos motores injetados, porém, sempre vimos com restrições esse tipo de adaptação, isso porque os componentes internos do motor gasolina não resistem ao poder corrosivo do álcool.
Porém, nos carros mais recentes os componentes têm recebido a cada dia tratamentos anticorrosivos melhores, pois a porcentagem de álcool na gasolina é muito grande e de acordo com a necessidade dos usineiros ou dos donos de posto, aumenta ainda mais. Além disso, a chegada dos flex pôs no mercado ótimos componentes.
Esse cenário é para explicar o serviço abaixo, a adaptação de um kit flex em um Palio 2003 Fire 1.0 . Trata-se de um carro de um cliente muito amigo, ao qual explicamos o acima exposto, e orientamos que com o uso do álcool os intervalos de manutenção e a vida útil de diversos componentes diminuirá. Porém, como a intenção do cliente é rodar cerca de 20 a 30 mil km convertido e depois vender, a opção foi colocar o kit flex.
Após pesquisas, vimos que a maioria dos kit´s de conversão apenas enganam o módulo da Injeção eletrônica, fazendo com que em qualquer situação seja injetado 30% a mais de combustível, assim , após a instalação do kit, independente do combustível ou proporção de combustíveis, sempre haverá uma mesma sobretaxa nos tempos de injeção.
O melhor kit que encontramos, é da marca Tury, que a partir dos sinais da sonda lambda e do TPS, recalcula a sobretaxa para os tempos de injeção, variando de 0 a 40%. Com esse kit, teríamos então um veículo realmente flex, pelo menos no que tanje a controle eletônico. Além do módulo básico, também há a opção de um avanço de ignição, que adianta o ponto quando usando álcool e um injetor de gasolina automático, que em baixas temperaturas injeta gasolina para acelerar a partida.
Comprado e instalado o kit completo tem custo de R$ 550,00.
O desempenho do Palio foi surpreendente com o kit, parecendo o obtido num veículo flex original.
Quanto a consumo e vida útil, esperaremos o retorno do cliente para poder falar com exatidão.