Nessa primeira semana já pegamos uma picapinha que atravessou a enchente.... aparentemente valente, passou rodando, mas logo depois....
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmPj8vXSYpsubQsBX-EECoQvKN64X_DFCCryCMqeR9MwigBEa431zSLRxXkXzeWx_TjL5YloMmqcRagz2hLyCMsSM5PjeHSYFA4juBGy2Zh-kzA7CriwqsyX0F2nmjx9ciLCD416KVuNAA/s320/enchente_carroSP.jpg)
Ainda na rua já vimos o rombo:
Calço Hidráulico é uma situação que ocorre por entrada de água ou acumulo de óleo no interior da câmara de combustão.
Durante o funcionamento normal de um motor, o pistão comprime uma mistura de ar e combustível no segundo tempo (compressão). Na realidade, o combustível é pulverizado numa massa de ar que tem um volume 15 vezes maior (motor a gasolina) do que o combustível. Isso garante uma mistura praticamente gasosa que é perfeitamente compressível.
Já a água não sofre compressão. Sendo assim, no calço hidráulico, o pistão não tem como comprimi-la, formando-se então um calço entre a cabeça do pistão e a câmara do cabeçote. Ao se acionar a partida, os pistões sobem e encontram uma grande resistência. O motor é submetido a um tranco que pode avariador componentes como pistões, bronzinas, bielas ou até mesmo o virabrequim.
Com o motor aberto descobrimos que as válvulas do cabeçote também sofreram com o calço, notem que algumas delas não vedam em suas sedes:![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhO8NTKK8DEq1giFKvWHMVlq7aLx4DHG-MJeNEFqNRtiUo1w0icXjlrX1XOpvV38zGKC90rN1-nYCF5kFgf40rMJKeCms709wCEq0wj8UD4mtXjPJR90WNcSzfSJKUz7bQ8b-lS05tC4a_f/s320/DSC04964.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjEv5oqDkxd5psmXPWRTRTIwY0jXdtoStHHqJIBw5om35Bzkw4AQwrou6tUpHAjap9N11HG4DCLfZ9oGR8me2ZE7ADYHOnGglj8UQr0WBv6T5CE_u1mQCqmBsP311NaWgiGirLkWljN7Et/s320/DSC04966.JPG)
Na parte de baixo do motor, notamos parte da biela presa ao virabrequim e parte solta junto com o pistão
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTNBS6j4UX1USEat8-Uysmqqu1VXuegqFY4m_aENEWWuWnobcQzRPdle5BKO8A7WuTvRfXKdBdDpVD1PEBhUy1SdYFDS33DW1Up5PbmYbR1rn005m_a-hd034IC7LDkRc2iFBZAa0Wd4mG/s320/DSC04977.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQ5fD5ma32kEifgxDop6JcI7pdJcaXP3jFquaoOXIiPBYvDwcT9q7SyijxcOobXNKC2yE9wEfrrRytcLpWZWToSAWco8xPA3idXWSvc2gjDQuSMWhHno5iv7CuG_ayCW5FapakWmvJsHfJ/s320/DSC04983.JPG)
Agora, resta ao dono do carro aguardar o laudo do seguro, já que a cobertura abrange esse tipo de situação.
Esses pedaços livres da biela é que fizeram o rasgo no bloco do motor e também estouraram o cárter (na figura abaixo)
Pra completar o quadro, a força do impacto fez com que o virabrequim empenasse, detectado pela diferença de altura nos pistões 2 e 3 na foto abaixo (normalmente eles têm altura exatamente iguais)
Agora, resta ao dono do carro aguardar o laudo do seguro, já que a cobertura abrange esse tipo de situação.
Caso a empresa caracterize essa situação como calço hidráulico (verificando indícios de água na admissão - filtro de ar molhado, resquíssios de água em câmare de combustão, água no óleo,etc) a picape ganhará um motor novinho.. caso contrário o dono terá que comprar um outro motor por ele mesmo....
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