segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Bomba Elétrica + Super LDA

Conforme havia prometido, volto a postar agora com o resultado da receita MWM 2.8 com bomba elétrica como pré bomba + kit Super LDA do nosso amigo Kiko do fórum Picapes GM.

A LDA é a peça que aparece com um "E" no esquema abaixo que é da injetora do Sprint



Segundo Rossetti; A.G. em OB Digital, " LDA é um corretor de débito de diesel em função da carga de pressão de sobrealimentação do turbo. Ele pode ser adaptado nas bombas do tipo “A”, “P” e “VE” desprovidas da solução. Esta poderá ser uma das saídas para que o motor diminua substancialmente a emissão de fumaça preta e gases po­luen­tes. A inserção em massa do equipamento surgiu nos anos 80.

Funcionamento: O LDA é responsável pelo ajuste fino de débito em acordo com a condição de uso do veículo. Ex: Imagine um caminhão carregado em um aclive. Nesta condição o condutor deverá “afundar o pé” para vencê-lo e o LDA permitirá o envio da quantidade de diesel necessária. Agora imagine que o aclive se foi e uma longa planície toma conta da estrada: Nesta situação, mesmo que o condutor esteja com o “pé na tábua”, o LDA limitará o envio de diesel, pois não haverá a necessidade de débito máximo nesta condição."


O Kit Super LDA altera o funcionamento do sistema permitindo maior amplitude de trabalho e suavidade no funcionamento da peça.

Dessa forma, quando não há pressão do turbo, consegue-se regular a LDA de forma que o débito de combustível seja menor do que o original, diminuindo consequentemente a fumaça preta.
Por outro lado, com maior curso, em pressão máxima da turbina é possível configurar a LDA para maior débito, maior quantidade de diesel para a injetora.
Com essas duas regulagens (de mínimo a máximo de pressão) somado a mola mais suave para a atuação da lda, temos em todo o regime de entrada em ação da turbina um débito mais homogêneo e um funcionamento mais suave e progressivo do motor.



A instalação desse kit é bastante simples, porém, a regulagem do mínimo e máximo precisa ser feita com critério para se alcançar o resultado.
Quanto a resultado, realmente o que já estava bom, ficou ótimo. O funcionamento da Camper com esse "veneno" tornou o carro muito mais dócil, já que não se percebe mais a entrada do turbo, que ficou gradual. Também, a quantidade de fumaça diminuiu consideravelmente.
Assim, fechamos mais uma receita com resultados altamente positivos.
Em teoria, a adição da super LDA não alterará o consumo significativamente, porém, nossa experiência só estará completa após alguns tanques de diesel queimados pelo nosso amigo Alexandre!
Agradecimento especial ao Kiko que nos auxiliou via email na instalação desse primeiro Super LDA! e ao Alexandre que serviu de cobaia na soma Bomba + Super LDA!!







Um comentário:

  1. KIT SUPER LDA poderá ser instalado em qualquer veiculo com Bomba Injetora elétrica, independente do ano do veículo(diesel) ? qual o custo da instalação?
    Obrigada

    ResponderExcluir