quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Enfrentando Enchente

Ano novo, Janeiro com suas chuvas e transtornos a vista....

Nessa primeira semana já pegamos uma picapinha que atravessou a enchente.... aparentemente valente, passou rodando, mas logo depois....


... bem, ela chegou de guincho aqui...

Ainda na rua já vimos o rombo:


O bloco do motor furou, o cárter estourou, enfim, tudo indicava que o calço hidráulico tinha existido e os pedaços de biela tinham rasgado o motor

Calço Hidráulico é uma situação que ocorre por entrada de água ou acumulo de óleo no interior da câmara de combustão.

Durante o funcionamento normal de um motor, o pistão comprime uma mistura de ar e combustível no segundo tempo (compressão). Na realidade, o combustível é pulverizado numa massa de ar que tem um volume 15 vezes maior (motor a gasolina) do que o combustível. Isso garante uma mistura praticamente gasosa que é perfeitamente compressível.

Já a água não sofre compressão. Sendo assim, no calço hidráulico, o pistão não tem como comprimi-la, formando-se então um calço entre a cabeça do pistão e a câmara do cabeçote. Ao se acionar a partida, os pistões sobem e encontram uma grande resistência. O motor é submetido a um tranco que pode avariador componentes como pistões, bronzinas, bielas ou até mesmo o virabrequim.
Com o motor aberto descobrimos que as válvulas do cabeçote também sofreram com o calço, notem que algumas delas não vedam em suas sedes:














Na parte de baixo do motor, notamos parte da biela presa ao virabrequim e parte solta junto com o pistão










Esses pedaços livres da biela é que fizeram o rasgo no bloco do motor e também estouraram o cárter (na figura abaixo)







Pra completar o quadro, a força do impacto fez com que o virabrequim empenasse, detectado pela diferença de altura nos pistões 2 e 3 na foto abaixo (normalmente eles têm altura exatamente iguais)








Agora, resta ao dono do carro aguardar o laudo do seguro, já que a cobertura abrange esse tipo de situação.
Caso a empresa caracterize essa situação como calço hidráulico (verificando indícios de água na admissão - filtro de ar molhado, resquíssios de água em câmare de combustão, água no óleo,etc) a picape ganhará um motor novinho.. caso contrário o dono terá que comprar um outro motor por ele mesmo....




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