sexta-feira, 15 de maio de 2009

Puma



Veículo: Puma GTS 1977






Motor: VW a ar 1600






Queixa: Vibração com ressonância entre 80 e 100 Km/h.






Diagnóstico: O barulho tinha origem no conjunto motor-câmbio, sendo assim, foi realizado a desmontagem do motor e a análise na qual foi observado que havia um desgaste na caixa seca do câmbio por fricção.


O desgaste observado se deve ao atrito da embreagem com a caixa na faixa de rotação em que o carro está a 80 - 100 Km/h, e o atrito gerava a vibração e o ruído.


Aprofundando-se na pesquisa, descobrimos que o motor possuia uma folga excessiva nos mancais do eixo virabrequim do motor, gerando um movimento desse eixo, fazendo com que o disco se aproxima-se mais do que o devido na caixa seca.



Conclusão: A resolução do problema só é possível com a retífica do motor para eliminação das folgas, dessa forma o cliente pode voltar a usar seu veículo antigo em passeios e competições como abaixo.

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